Telefone (62) 3261-3552 WhatsApp (62) 99603-3552

Projeto Restauro

O Projeto Restauro

O que é?
O Projeto Restauro é uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, com vista na restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba-SP.
As tratativas iniciais deste projeto começaram a ser feitas em 2019, entre a Paróquia e a Universidade de Taubaté, através do Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural - NPPC, para a elaboração de um acordo de Cooperação.
O Acordo de Cooperação foi firmado (PREX 0110/2019), no qual, a Universidade se propõe a dar suporte técnico, disponibilizando professores e estagiários.
Ressaltamos que em nossa região, são diversos os projetos assumidos pela Universidade de Taubaté, através do Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural - NPPC, aos quais são denominados PROJETO RESTAURO.

Os estagiários
A Universidade de Taubaté disponibilizará dois universitários para atuarem como estagiários. Fica de responsabilidade da Paróquia, contribuir com 50% da bolsa de estudo de cada um.

Os primeiros passos
Em 2019, orientados pelos Professores do Departamento de Arquitetura, um grupo de alunos, fez o levantamento fotográfico e a documentação técnica da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Levantamento de Prioridades
Mediante o relatório técnico, juntamente com o pároco, Padre Kleber Rodrigues da Silva, foram definidas as prioridades de elaboração e execução dos trabalhos.

As Prioridades Internas e Externas
Prioridades Externas:
1. Parede posterior da Igreja;
2. Cimalha lateral (Rua Prudente de Moraes)
3. Telhado;
4. Pintura Externa

Prioridades Internas:
1. Altares Laterais de Madeira
2. Instalação Elétrica
3. Iluminação
4. Restauro das Pinturas

As fases
Dentro de cada uma dessas prioridades, trabalharemos com as “fases”.

Prioridade 1: Parede Posterior
Fase 1: Prospecção do Solo
Valor da Obra: R$ 6. 832,32

Fase 2: Sondagem do Solo e Elaboração de Projeto Estrutural
Valor da Obra: R$ 3.900,00

Fase 3: Execução do Projeto Estrutural
Valor estimado da Obra: R$ 25.000,00

Fase 4: Reparo nas trincas da Parede Posterior
Valor estimado da Obra: R$ 65.000,00

Formas de Contribuição

As contribuições podem ser feitas

- Por envelopes, que podem ser retirados na Secretaria Paroquial ou na Igreja Matriz;

- Por transferência bancária
Banco Santander
Agência 3243
Conta Corrente: 13005254-4
CNPJ: 72.293.509/0010-71
Favorecido: Mitra Diocesana de Taubaté

Banco Sicredi
Agência 0710
CNPJ: 72.293.509/0010-71
Favorecido: Mitra Diocesana de Taubaté

Por Pix
Chave: pix@paroquiabomsucesso.com.br

Planilha de Prestação de Contas - Acesse aqui!